Encontro com o Secretário Geral do PS, António José Seguro, e Autarcas Socialistas do Distrito em Mangualde

Dulce Pereira
20 de abril de 2012
Eng. António Borges
Encontro com o Secretário Geral do PS, António José Seguro, e Autarcas Socialistas do Distrito em Mangualde
No passado dia 14 de Abril, pelas 10 horas, realizou-se em Mangualde um encontro com o Secretário Geral do PS, António José Seguro, e Autarcas Socialistas do Distrito.
No passado dia 14 de Abril, pelas 10 horas, realizou-se em Mangualde um encontro com o Secretário Geral do PS, António José Seguro, e Autarcas Socialistas do Distrito.
O objectivo do encontro era ouvir as preocupações dos autarcas em várias matérias, nomeadamente, a lei da extinção das freguesias (proposta pelo Governo, também conhecida como lei “Relvas”), a alteração da Lei das Finanças Locais, o corte nas verbas das autarquias e a análise da situação politica.
No debate intervieram vários autarcas que manifestaram a sua preocupação quanto à forma como o PSD/CDS estão a governar o país e as consequências da sua politica de "flagelação" nos portugueses.
Rui Soalheiro afirmou que o Partido Socialista não pode deixar que reformas (como as que o Governo quer impor a todo o custo) avancem quando não trazem beneficio nenhum para o país e suas populações!
Povoamentos dispersos, inexistência de uma rede de transportes públicos que assegurem a mobilidade diária da população de muitos dos concelhos, foram alguns dos obstáculos apontadas pelos autarcas para reafirmarem que esta lei (a ser aprovada!) não tem em conta a diversidade das regiões nem tão pouco as especificidades de cada município. Lembraram ainda que, em muitos casos, são as juntas de freguesia, o primeiro apoio das populações.
O Presidente da Câmara, António Borges, no uso da palavra, pôs a tónica, não sobre a questão de se saber quantas serão as freguesias extintas, mas como quer o PSD/CDS fazer essa extinção? Que critérios serão usados? Que solução ou soluções tem o Governo para fazer uma reforma justa? Confidenciou ao auditório que gostaria de perguntar ao Dr. Relvas o que o fez mudar de opinião, quando anos atrás, "plantou" áreas metropolitanas a "granel" e agora quer "impingir" aos autarcas esta reforma. Reafirmou que são várias as questões que o Governo está a tratar mal. A extinção dos Tribunais é um caso típico! E o PS tem de confrontar o Governo com mais este disparate! A austeridade não justifica tudo! Nem é esse o caminho correcto!
Na sua intervenção, o Secretário Geral do PS, António José Seguro, afirmou não ter existido até hoje um Governo mais centralista que o actual e isso vê-se nas politicas que está a seguir.
Eu direi mais! Este Governo quer é desertificar o País e qualquer dia, se não nos mantivermos alerta, até são capazes de nos venderem para o exterior...porque mãos de obra há muita, o desemprego aumentou, o incentivo à economia “já era”! Então Sr. Primeiro Ministro comece aquilo que deve estar na sua mente à muito tempo...venda portugueses.


Dulce Pereira

Adicionar comentário

Subscreva as Newsletters
Facebook